Origem do chocolate

Os Maias, que viviam na América Central, plantavam o cacau desde o século 5, e partir dele, desenvolveram uma bebida amarga chamada xoco’alt. Quando os Astecas dominaram os Maias, incorporaram o cultivo do cacau e a preparação do xoco’alt. No século 16, os espanhois ao dominarem os astecas, passaram a apreciar a bebida, sistematizaram o cultivo do cacau e passaram a exportar o produto para a Europa, que virou febre entre as classes mais ricas. O chocolate ao leite, como conhecemos hoje, foi desenvolvido por um médico escocês chamado Hans Sloane durante suas pesquisas científicas na América Central, por acreditar nas propriedades fitoterápicas do alimento. A Suíça levou a fama pela qualidade, mas o chocolate é da América.

Enquete:
As Grandes Navegações (XVI) possibilitaram aos europeus o conhecimento e o acesso a alimentos desconhecidos e/ou inacessíveis. Após a colonização do Continente Americano, a culinária europeia foi enriquecida com o milho, tomate, batata e cacau.
[polldaddy poll=4393094]

 Visite o site “O gastrônomo” e confira os eventos: “festival de pizzas”, “massas”, “risotos”, “oriental” e “mexicano”.
“O gastrônomo” também oferece cursos de “pizzas”, “massas” e “risotos”. Além disso, “O gastrônomo” personalité; com o petit comité, que consiste em eventos para pequenos grupos, como “almoços” e “jantares” sociais ou de negócios, confira tudo isso com o Chef Moisés Costa.  Apoio: foodbrasil.net

Anúncios

2 Respostas para “Origem do chocolate

  1. Nossa, o cacau já foi comercializado a preço de ouro, mas o que interessa realmente é o prazer que a mistura de cacau, leite e açúcar nos proporciona. Seria muito difícil pensar na culinária sem o chocolate. Ele é mágico!

  2. Pingback: Pudim de chocolate |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s