Origem da piadina

A piadina ou piada é um pão típico italiano, elaborado a partir de uma massa com ingredientes muito básicos, mais simples que a elaboração de uma massa de pizza, o disco é uma massa plana e fina, até lembra uma massa de pizza, só que bem mais fininha. A piadina típico da Romagna (Forli-Cesena, Ravenna e Rimini) é há muito tempo a base da comida romagnola, provavelmente já comida pelos antigos Romanos, que teriam aprendido a preparar no Oriente Médio (Gregos Bizantinos e os Palestinos têm pratos similares).


Era pobre e de tipo ázimo, mas com o passar dos tempos, sua receita foi enriquecida com outros ingredientes. Atualmente é um acompanhamento de vários pratos, inclusive como lanches e doces. Costuma-se utilizar queijos, embutidos e verduras para rechear a piadina, mas, tradicionalmente costuma-se untar com um queijo de Romaña denominado squacquerone e decorado com folhas de rúcula, e podem também ser utilizados vários tipos de queijos e outros ingredientes. Assim como as pizzas, algumas preparações de piadina possuem nomes próprios, como um produto registrado de WIPO, que é o cascione ou cassone ou ainda crescione, que é a piadina com spinacias e com uma base de mozzarella, tomate e salumi.
Na Itália existem diversas associações que vigiam a elaboração das piadinas, seus conteúdos e suas espessuras, algumas destas associações são: “Associazione per a valorizzazione della Piadina Romagnola”, “Associazione per a promozione della Piadina Romagnola” e o “Comitato per a valorizzazione della piada riminese com’era e dov’era”. Costuma-se marcar com umas iniciais: IGP e denominação é: PiadinaTerre dei RomagnaPiada Romagnola dei Rimini, a diferença entre elas é a espessura e as dimensões.

Conheça a Piadina di Parma do Chef Moisés Costa!

 Visite o site “O gastrônomo” e confira os eventos“festival de pizzas”,“massas”“risotos”“oriental” e “mexicano”.
“O gastrônomo” também oferece cursos de “pizzas”, “massas” e “risotos”. Além disso, “O gastrônomo” personalité; com o petit comité, que consiste em eventos para pequenos grupos, como “almoços” e “jantares” sociais ou de negócios, confira tudo isso com o Chef Moisés Costa Apoio: foodbrasil.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s