História do açúcar

O açúcar é de origem indiana, e os primeiros relatos sobre esta iguaria, que é extraída da cana-de-açúcar, remontam à História Antiga. Sempre com um valor muito elevado, o produto chegou até a África através dos mercadores árabes durante o avanço do Império Muçulmano.
Conquistou os europeus durante a Idade Média, embora ainda tratado como iguaria devido ao alto valor do produto.


Já na Idade Moderna, com as Grandes Navegações, os europeus começaram a administrar o plantio, extração e venda do açúcar no Continente Africano. O produto já substituía o mel durante as preparações culinárias.
O açúcar chegou à América logo após a Era dos Descobrimentos, quando passou a ser uma fonte de exploração das novas terras. No Brasil- Colônia, por exemplo, foi a 2ª economia desenvolvida pelos portugueses, substituta da extração do pau-brasil. Pode-se afirmar que a efetivação da colonização do Brasil deu-se com a economia açucareira: o surgimento de uma sociedade colonial baseada em relações sociais determinadas pela economia da cana-de-açúcar; a exploração do novo território, bem como a sua posse efetiva; a escravidão do negro africano que seria perpetuada até os fins do século XIX.
Hoje, o açúcar compõe a base da alimentação de grande parte da população do mundo, sendo muito utilizado em preparações culinárias doces e até mesmo salgadas. Não é mais tratado como iguaria devido o seu fácil acesso. Todavia, não se pode esquecer que este produto já foi tão valorizado que é muito comum encontrar em testamentos e inventários antigos colheres de açúcar deixadas como herança!

 Visite o site “O gastrônomo” e confira os eventos“festival de pizzas”,“massas”“risotos”“oriental” e “mexicano”.
“O gastrônomo” também oferece cursos de “pizzas”, “massas” e “risotos”. Além disso, “O gastrônomo” personalité; com o petit comité, que consiste em eventos para pequenos grupos, como “almoços” e “jantares” sociais ou de negócios, confira tudo isso com o Chef Moisés Costa Apoio: foodbrasil.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s