Origem do café

O café hoje é considerado uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros, mas se engana quem pensa que este produto é de origem nacional.
Na verdade, o café é de origem africana, mais precisamente das terras altas da Etiópia. Foram os árabes, que após a expansão do Império Muçulmano difundiram a bebida e passaram a comercializar o produto no Oriente e Ocidente.


Chegou ao Brasil no século XVIII, sendo introduzido na economia do país no século seguinte, substituindo a economia da mineração.
A história do café no Brasil se confunde com a história da nossa política e economia. Logo após o fim da Monarquia e da República da Espada, iniciou –se a chamada “República Café-com-leite”, quando os fazendeiros produtores/exportadores  de café (representantes de SP) e leite (representantes de MG) determinavam, através de acordos e trocas políticas,  os resultados das eleições. Ironicamente, foi a crise da economia cafeeira, no fim da década de 1920, uma das causadoras do término da República dos Fazendeiros: a quebra de bolsa de Nova Iorque de 1929 afetou diretamente a produção e exportação do café no Brasil, já que grande parte do café aqui produzido era vendido para os EUA, que em crise financeira deixaram de comprar o nosso café. Logo, sem ter para quem vender, os produtores de café viram os preços das sacas caírem a tal ponto que muitos chegaram a queimar toda a sua produção para tentar subir o preço do produto no mercado, o que não solucionou o problema. Consequentemente, a supremacia política dos fazendeiros, balançada pela crise de 1929, foi definitivamente derrubada pelos golpistas de 1930, que instalaram a chamada Era Vargas.
Atualmente, o café faz parte da economia do nosso país, sendo exportado para países americanos e europeus. Já não é mais carro-chefe das nossas exportações, mas ainda contribui com uma considerável fatia da nossa economia.
Em relação à gastronomia, o café é utilizado como bebida e também incorporado como ingrediente em diversas preparações gastronômicas, como em massas, molhos, pães e doces.

Desde a colonização do Brasil até a sua formação enquanto República, diversas economias foram exploradas e sociedades estruturadas. Responda a nossa enquete:

[polldaddy poll=4419145]

Café

 Visite o site “O gastrônomo” e confira os eventos“festival de pizzas”,“massas”“risotos”“oriental” e “mexicano”.
“O gastrônomo” também oferece cursos de “pizzas”, “massas” e “risotos”. Além disso, “O gastrônomo” personalité; com o petit comité, que consiste em eventos para pequenos grupos, como “almoços” e “jantares” sociais ou de negócios, confira tudo isso com o Chef Moisés Costa Apoio: foodbrasil.net

Anúncios

Uma resposta para “Origem do café

  1. Pingback: Pau-a-pique |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s