Alfajor, Guacamole e Picarones

Alfajor by alunos 8º ano Violeta

Você sabia que o Alfajor, o Guacamole e os Picarones são pratos típicos da América Espanhola?
A nossa história começa na América, século XVIII. Espanha, um país europeu muito rico, mantinha na América Central e do Sul várias colônias para explorar suas riquezas naturais e os povos que habitavam a América (Maias, Incas, Astecas). Todavia, nem sempre a escravidão de um povo traz somente coisas ruins, pois, através dela, houve uma mistura muito grande das culturas européia e ameríndia: o surgimento de novas línguas, de novas práticas e de novos povos. E assim nasceu o povo latino!

Guacamole by alunos 8º ano Violeta

Mas, você acha que os espanhóis manterão para sempre o controle da situação? É claro que não! Os latinos vão perceber que esta forma de vida não era a única opção, que não precisariam ser escravos para o resto de suas vidas! Além do que, os chamados criollos (descendentes de europeus e ameríndios) vão perceber que se acaso se livrassem da Espanha poderiam ficar com todas as riquezas! Pronto: junta-se a fome com a vontade de comer: latinos e criollos pegarão em armas e lutarão juntos contra a dominação espanhola (os chapetones).Mas, você vai me perguntar? Por que existem tantos países na chamada América Espanhola? Vou te responder agora: porque cada região conseguiu a sua independência da Espanha, em um determinado dia, mês, ano.

Picarones by alunos 8º ano Violeta

É por isso que hoje existe na América Espanhola a Colômbia, a Venezuela, Equador, Bolívia, México, Chile, Paraguai. E cada país desenvolveu a sua cultura e uma culinária riquíssima! O alfajor, doce de origem árabe, foi trazido para a América Latina pelos europeus durante a consolidação de independência da Argentina; o guacamole, de origem mexicana, remete aos tempos em que a Península de Yucatán era domimada pelos ameríndios, antes do domínio europeu; e os picarones, de origem peruana, quando a região ainda era dominada pelos espanhóis, e subsituiam bolinhos tradicionais da Espanha que eram muito caros, tornando-se o prato favorito de senhores e escravos.

Quer conhecer deliciosas receitas de Alfajor, Guacamole e Picarones elaborados pelos alunos do 8º ano Violeta? Clique aqui!

 Visite o site “O gastrônomo” e confira os eventos:
festa da pizza“,  “festa da massa“, “festa do risoto”, “festival oriental”, “festival mexicano” e a grande novidade! O “festival de pizza infantil” com a “Oficina da pizza”! A crinançada abre a massa, monta a pizza e depois de assada, eles degustam. É muito legal! “O gastrônomo” também oferece os “cursos de pizzas”, “massas” e “risotos”. Além disso, O “gastrônomo” realiza eventos para pequenos grupos, como “almoços” e “jantares” sociais ou de negócios, confira tudo isso com Moisés Costa, Chef da O “gastrônomo” – “Eventos“.
Apoio: foodbrasil.net

Anúncios

2 Respostas para “Alfajor, Guacamole e Picarones

  1. e muito bom vamos fazer isso no trabalho de comidas tipicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s